16 de agosto de 2018

Porque um Buffet Ecológico?

Dicas

42

Sustentabilidade é o tema da atualidade em todo o mundo.

Um estilo de vida. Se não cuidarmos de nosso Planeta, não haverá futuro. Já estamos sofrendo as consequências do mau uso. Este assunto tem sido e deve ser abordado em casa, com nossos filhos, desde pequenos.

Disse Salomão “ensina a criança no caminho que deve andar e quando for velho não se desviará dele”.

Isto é inculcar.

Precisamos colocar em prática este conceito em todas as nossas ações e porque não num momento tão especial que é a celebração da vida? Buffet ecológico faz uso destes princípios desde a sua construção, com madeiras de reflorestamento, telhas ecológicas, economizadores de água, recolha de lixo seletiva e outras providencias que vão de encontro à preservação do Planeta.

São utilizados temas de decoração relacionados à natureza como bichos, safári, água, fazendinha. Muitos até abrem mão de balões por serem fabricados com materiais de difícil decomposição. Nas mesas vasinhos reciclados, com pimenta ou mix de temperos sempre levados pelas mães presentes no evento. Isto estimula muita gente a dar inicio a pequenas hortas com esses materiais.

Na alimentação procura-se utilizar alimentos orgânicos, fresquinhos, menos frituras, enfim mais comida caseira confeccionada de forma mais saudável. Sucos naturais são usados e fazem o maior sucesso entre os convidados. Os brinquedos, com arvorismo, tirolesa, corrida de obstáculos e outras brincadeiras de “antigamente”onde as crianças “queimam energia” e interagem com as outras.

Na recreação, temas construtivos passando mensagens ecológicas, inclusive no contato humano (corpo a corpo) reforçando assim os princípios já aprendidos em casa e na escola. Importante também, pensar “ecologicamente” na hora de decidir as lembrancinhas e os enfeites de mesa, reciclando vidros, latas e outros materiais. Usando sua criatividade você economiza e ajuda a reforçar o conceito de sustentabilidade.

Outro item importante a ser trabalhado em nossos filhinhos é a ação social. Pedir aos convidados algo para ser doado a necessitados, como roupas, brinquedos e livros usados é despertar consciência humanitária. Eles vem felizes sabendo que estão ajudando os menos favorecidos. Existem ONGs especializadas em reciclar jeans, como a Florescer de Paraisópolis, que arrecadam, transformam e vendem roupas lindíssimas, até vestidos de noiva, revertendo a arrecadação em assistência à Comunidade.

Enfim, se cada um fizer uma parte ainda que pequena, teremos um Planeta Sustentável, ou seja, um MUNDO MELHOR.

Autoria: Iara Visconti

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *