16 de agosto de 2018

A 1a. Festa de meu filho

Dicas

20

mesas-detalheOlá Amigas, marinheiras de 1ª viagem.

Isto realmente é um desafio pois é a CELEBRAÇÃO DA VIDA. A maternidade é um Dom de Deus e queremos compartilhar esta bençao com nossos queridos, mas que seja tudo perfeito , não é?

Queremos uma festa alegre e gostosa, por isso é essencial que convidemos apenas “pessoas próximas e queridas”, para que haja harmonia e descontração, sem obrigações. Hoje temos bons bufês infantis que nos facilitam essa façanha. São experts no assunto, mas aqui vão algumas dicas que adquiri nos 27 anos trabalhando nessa área e no relacionamento com as mamães ( hoje estou aposentada e atuo apenas em consultoria).

1. QUANTAS PESSOAS CONVIDAR?
O 1º passo é fazer uma lista de convidados para então decidir o tamanho do espaço. Considere sempre uma margem em torno de 10% de “faltas” por diversas razões de pessoas convidadas.

2. ESPAÇO E BRINQUEDOS
Comece a pesquisa pelos estabelecimentos considerando a disponibilidade de espaço, localização, acessibilidade, estacionamento, segurança e a disponibilidade de gerador para o caso de improvável mas possível falta de
energia elétrica. Em média, as casas existentes comportam 50 a 200 convidados.

Existem bufês temáticos, inclusive ecológicos como o nosso, que seguem linha mais saudável, poucos ruídos, arejados, com agua corrente, cascatas, vegetação abundante, arvorismo, tirolesa, ácquaball e outros que possibilitam à criança “queimar energia” e interagir com outras longe da “solidão dos eletrônicos”que têm em casa.

3. DECORAÇÃO
Escolher o tema é uma das prioridades para garantir a reserva de sua escolha. Atualmente a linha “provençal” tem sido muito procurada por ser mais leve, sem personagens, apenas flores, borboletas, ursos de pelúcia e assim por
diante. Outros temas delicados para 1º aninho são FADAS, JARDIM, URSOS, FUNDO DO MAR, FAZENDINHA, SININHO, ou então qualquer “CLÁSSICO” da sua preferencia. Os docinhos são colocados na mesa, mesmo os cupcakes, pirulitos, mini cups e outros que você escolher. Aproveite e realize nesta festa a sua VONTADE porque já já seu bebê cresce e voce não decidirá mais. ELES sabem bem o que querem.

4. CONVITES
Se possível, entregue pessoalmente ao convidado, mas os virtuais ajudam bastante no processo. Aos parentes mais próximos e padrinhos, voce pode enviar um “save de date” assim que decidir o dia, mas não ha necessidade de
enviar convites antes de 15 a 20 dias.

5. MENU
Os bufês normalmente tem pacotes prontos, mas se puder fuja disto. É muito bom “PERSONALIZAR” seu evento saindo do comum. Procure escolher salgados variados (carne, queijo, camarão, calabresa, carne seca, legumes e
integrais). Os assados são a preferencia hoje em dia. Quanto ao prato quente, recomendo churrasco ou bufê americano se for horário de almoço. À noite o “menu degustação” cai muito bem, onde são servidos “panelinhas”ou “mini-cumbucas” com várias opções a sua escolha como escondidinhos, strogonoff, mini-massas, saladinhas, cuscuz marroquino e frango ao catupiry entre outros.

Isto agrada muito aos convidados que podem comer onde estiverem e mesmo em pé nas “rodinhas” , aumentando a dinâmica da festa. O “BOLO” é o momento máximo da festa, por isso capriche no visual, sabor e qualidade. 100 g é o suficiente por convidado. Os docinhos, variados desde que não falte o “brigadeiro”, devem ser fresquinhos, elaborados no dia. O sabor é incomparável. As bebidas devem incluir sucos naturais, agua com e sem gás e refrigerantes diet e normal. Os alcoólicos são opcionais.

6. FOTO/ FILMAGEM
Na festa de 1º ano é importante um álbum de fotos e filmagem. Os pequenos adoram assistir o vídeo de sua festa frequentemente, acredite se quiser, eles sabem que é a sua festa. Nos próximos aniversários, um CD com as fotos já é suficiente e você pode enviar para quem desejar. A “RETROSPECTIVA”, sempre em alta, não deve passar de 4 minutos para não provocar a dispersão.

Nela, aproveite para prestigiar rapidamente os seus convidados e ao final, coloque uma linda mensagem, bem espontânea e verdadeira, escrita por você. Esta recordação, seu filho levara pelo resto da vida.

7. DETALHES FINAIS
A RECREAÇÃO
é desnecessária se os “convidados” de seu filho forem muito pequenos. ENFEITES DE MESA e LEMBRANCINHAS, preferencialmente aqueles que são úteis no dia a dia como ecobag, vasinhos reciclados e outros apetrechos como vasinhos de tempero para mães, latas de leite decoradas com guloseimas ou bugigangas e outros. Estes detalhes enriquecem a festa e com criatividade voce inova e agrada gastando pouco.

Roupas leves e confortáveis são fundamentais para todos que querem curtir e se divertir. Uma fantasia, roupa especial e até efeitos especiais para o “parabéns”.

Antes de escolher a casa onde vai realizar esse evento, ouça diversos amigos, suas recomendações sobre as experiencias. Isto vale muito mais do que uma bela propaganda porque é real.

Finalmente, minhas queridas, dicas servem para nortear suas escolhas mas a decisão é SUA. É primordial que você imprima sua digital nesta festa, seu toque pessoal, pois bom gosto você tem.

BOA FESTA!

Autoria: Iara Visconti

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *